“Não é preciso gastar muito para melhorar a mobilidade”

Câmara Municipal de São Paulo, 26/09/2013

A secretária de Transportes de Nova York (Estados Unidos), Janette Sadik-Khan, afirmou nesta quarta-feira que é possível ter mobilidade em grandes cidades sem “gastar muito dinheiro”.  A americana – popularmente conhecida como “secretária das bicicletas” – realizou uma palestra na Câmara Municipal durante o seminário “A Bicicleta em São Paulo: Políticas Públicas para Transformar a Cidade”, promovido pela Frente Parlamentar em Defesa da Mobilidade Humana.

Durante o evento, Janette revelou que a mobilidade pode ser resolvida rapidamente e com pouco recurso financeiro. “Você pode esperar anos de estudos para mudar as coisas, no entanto, a solução pode ser mais rápida e não tem que custar muito dinheiro. Pintar as ruas para determinar quais são as faixas de ônibus, quais são para ciclistas e também a extensão das calçadas para ressaltar a segurança dos pedestres”, explicou a secretária.  Segundo ela, essas medidas são importantes para cidades que não tem um sistema abrangente de metrô.

As iniciativas para melhorar o trânsito, ressaltou Janette, devem beneficiar a todos. “O fundamental é projetar a rua para acomodar todos os usuários, porque cada um que transita pelas vias tem seu papel”, afirmou. Ela disse que várias campanhas de segurança foram realizadas na sua cidade para reduzir a velocidade dos carros e evitar acidentes. “Hoje temos ruas mais seguras”, acrescentou.

SEMINARIO-BIKE-EM-SP-2592013-Rtto__0289_2-72-ABRE

 Representantes da SAAP e moradores de Pinheiros com suas bicicletas no seminário. (Fonto: RenattodSousa / CMSP)

Bicicletas
Nova York tem, segundo Janette, 600 quilômetros de ciclovias, que foram construídas em seis anos.  “Foi um trabalho duro que precisamos fazer para criar redes interconectadas, porque nós tínhamos ciclovias, mas elas não se conectavam. Isso fez com que aumentasse o número de ciclistas na cidade,  já que além das vias, aumentamos a segurança das ruas e os locais para as pessoas poderem estacionar as bicicletas”, revelou.

As mudanças no trânsito priorizando todos os modais em Nova York permitiu uma melhoria na economia. Exemplo disso, segundo Janette, é que após o fechamento da Times Square para a passagem de carros, o local se tornou um dos principais locais de varejo do mundo. “As vendas comerciais aumentaram e o aluguel dos imóveis também dobraram”, sinalizou.

Feliz com a participação no seminário, Janette incentivou que a capital paulista promova ações para as mudanças no trânsito. “São Paulo não pode esperar para tomar providências enquanto ela se desenvolve”, disse.

São Paulo
O presidente da Câmara Municipal, vereador José Américo, destacou a iniciativa da Frente Parlamentar ao trazer a secretária de Transportes para dividir as experiências de Nova York. “São Paulo cresceu de maneira desorganizada e a situação tornou-se saturada, ao ponto de que propostas que antes pareciam impossíveis, hoje se tornaram possíveis. Esse seminário vem em uma excelente hora e a capital paulista precisa de alternativas de transporte coletivo”, sinalizou.

Para o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Mobilidade Humana, vereador Floriano Pesaro (PSDB), o debate é fundamental. “Temos a responsabilidade de discutir e nos organizar para apresentar propostas realistas onde diversas modalidades de transporte possam ser utilizadas”, declarou.

O vereador Police Neto (PSD), que deixou o carro há dois anos para andar de bicicleta, disse que gostou das soluções apresentadas por Janette. “Foram realizadas mudanças com qualidade em cima de uma estrutura já existente”.

Plano Diretor
O Plano Diretor começa a tramitar na Câmara Municipal nesta quinta-feira. Durante o seminário, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Fernando de Mello Franco, ressaltou que o uso e ocupação do solo é uma das prioridades prevista no projeto. “As estratégias visam duas questões fundamentais, sendo que a primeira é pensar no uso e ocupação do solo, depois ver a estrutura urbana para reequilibrar a cidade”, explicou. (Kátia Kazedani)

Leia mais:

Câmara Municipal de São Paulo: S.Paulo terá mais de 600km de rede cicloviária, diz CET

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s