Abaixo-assinado pede volta de linha de ônibus na região

Gazeta de Pinheiros, 18/10/2013, por Diego Gouvêa

Documento conta mais de 960 nomes; SPTrans já extinguiu 54 ramais de ônibus neste ano

Para moradores, linha era o principal meio de ligação entre o Terminal Vila Madalena e a Cidade Universitária / GoogleMaps
Para moradores, linha era o principal meio de ligação entre o Terminal Vila Madalena e a Cidade Universitária / GoogleMaps
 

Moradores da região querem a volta da Linha 7725/10 Metrô Vila Madalena – Rio Pequeno, extinta pela SPTrans no final de setembro. A medida gerou um abaixo-assinado com mais de 960 nomes e pode prejudicar também trabalhadores, universitários e alunos de escolas em Pinheiros.No documento encaminhado à empresa municipal, a linha de ônibus era considerada o principal meio de ligação entre as estações Vila Madalena do Metrô e Cidade Universitária da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), com escolas públicas e particulares no percurso. O manifesto foi entregue na sede da SPTrans no último dia 10.

De acordo com o abaixo-assinado, o ramal se tornou mais importante ao longo do tempo após o fim da Ponte Orca, serviço gratuito de vans disponibilizado pelo governo do Estado até 2011. A operação foi encerrada após a entrega da Estação Pinheiros da Linha 4 – Amarela, que integrou os ramais do Metrô e da CPTM na região.

Desde janeiro, 54 linhas deixaram de operar em São Paulo / Grupo 1 de Jornais

Desde janeiro, 54 linhas deixaram de operar em São Paulo / Grupo 1 de Jornais

 

 
SPTrans respondeProcurada pela Gazeta de Pinheiros – Grupo 1 de Jornais para justificar a mudança, a SPTrans informou que “estuda a melhor forma de atender os usuários da região” e que “a linha foi seccionada visando diminuir a sobreposição de serviços e dar mais fluidez ao sistema de transportes na zona oeste”.

A empresa também afirma que “a ligação entre os bairros da Vila Madalena e do Rio Pequeno foi mantida com integração gratuita, por meio do benefício do Bilhete Único, no Terminal Lapa”.

Já em seu site, a SPTrans diz que a Linha 7725/10 Metrô Vila Madalena – Rio Pequeno foi unificada à Linha 7702/10 USP – Terminal Lapa, rebatizada como 7725/10 Rio Pequeno – Term. Lapa.

Contestações

Os moradores rebatem as argumentações da mudança. “As linha não se sobrepunham a partir da Praça Pan-Americana. Ao contrário, uma seguia para a Lapa e a outra para o Metrô Vila Madalena, dois destinos diversos”, consta no documento.

Sobre a melhora na fluidez dos ônibus alegada pela SPTrans, o manifesto diz que “nunca houve problema com a fluidez nos ônibus da região, simplesmente porque todos os ônibus têm intervalos que variam de 40 minutos a 1h30, e o que aumenta a fluidez dos ônibus não é a eliminação deles, mas a limitação dos carros particulares”.

O encerramento das atividades da Linha 7725/10 não foi o único na cidade. Segundo a SPTrans, 54 ramais de ônibus deixaram de operar entre janeiro e o dia 10 de outubro para racionalização e reorganização do sistema de transporte municipal. Além de cancelamentos, também foram realizadas implantações, unificações e alterações de itinerário.

Confira o conteúdo do abaixo-assiando e a resposta da SPTrans.  

Anúncios

2 comentários em “Abaixo-assinado pede volta de linha de ônibus na região

  1. Olá boa tarde!
    Meu nome é Thais e gostaria de pedir á permanência da linha 3574 Jardim Etelvina E.T.Itaquera devido á necessidade dos passageiros que dependem dessa linha para ir até Itaquera e peço também o retorno dessa linha para o Parque dom Pedro devido á linha já ter sido desse terminal é sempre foi mais comodo e pratico,depois que reduziram o percusso ainda continua sendo uma linha necessária para ida e vinda quem mora no Bairro Jardim Etelvina e precisa ir ate o centro de Itaquera,porque existem muitas pessoas que preferem ir de onibus para o centro da cidade para economia e outras dificuldades,por gentileza autoridades do Sptrans solicito essa permanência da linha 3574 Jardim Etelvina que será desativada á partir do dia 18/08/2017 que retorne ao terminal Parque Dom Pedro para maior volume de passageiros e por necessidades de nosso bairro,
    Venho aproveitar também esse contato e reclamar sobre á linha 2703 se essa linha fizer o trajeto da linha que será desativada á 3574,A linha 2703 vai sob carregar mesmo com frota grande,trazendo aos passageiros muito stress é reclamações porque eles não tem á mesma qualidade de atendimento de paciência eles não tem cobradores para auxiliar passageiros com dificuldades,e deficiências físicas ou seja quais for suas deficiências,e fora que em alguns casos eles param para conversas paralelas atrasando á viagem de seus passageiros,e só possui pouquíssima frotas novas,á maioria são antigas,são carros pequenos,e se for somente até o Centro de Itaquera prejudicará muita gente que dependem de metrô já que os trens de Guaianazes,já estão super lotados,favor analise é não desativem á linha 3574 essa linha precisa funcionar e para melhor funcionamento,retornem ela para o Parque Dom Pedro.

    Atenciosamente Thais Roberto Novais de Araujo
    Rg 32.492.423.9

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s