Ruas Cerro Corá e Heitor Penteado ganham 3,5 km de faixa exclusiva nesta semana de 16/12

CET, 13/12/2013

Coletivos terão prioridade à direita em ambos os sentidos, de segunda a sexta-feira, das 6 às 20 horas, e aos sábados, das 6 às 14 horas. No total, mais 37,9 km de faixas exclusivas serão ativados na semana de 16/12. Meta da SMT é superada: neste ano, 320,7 km de faixas exclusivas foram criados.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) implantam, nesta semana de 16/12, mais 3,5 km de faixa exclusiva à direita para ônibus nas ruas Cerro Corá e Heitor Penteado, na Zona Oeste da cidade. O transporte coletivo terá a prioridade em ambos os sentidos, de segunda a sexta-feira, das 6 às 20 horas, e aos sábados, das 6 às 14 horas, nos seguintes novos trechos:

  • Na Rua Cerro Corá, em ambos os sentidos, entre a Rua Heitor Penteado e a Av. Queirós Filho;
  • Na Rua Heitor Penteado, no sentido Centro, entre as ruas Cerro Corá e João Moura – Esse trecho se conecta à faixa já existente na Av. Dr. Arnaldo, sentido centro;
  • Na Rua Heitor Penteado, no sentido Bairro, entre a Rua Jaciporã até a Rua Cerro Corá.

A ativação está inserida na Operação Dá Licença para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.

 

Na semana de 16/12, ao todo, serão inaugurados 37,9 km de faixas exclusivas por diversas vias da cidade. Desta forma, a malha viabilizada pela atual gestão, neste ano, chegará a 320,7 km de faixas exclusivas na capital paulista, ultrapassando a meta de 300 km estabelecida pela Secretaria Municipal de Transportes (SMT) para 2013.

Alterações no sistema viário

Com os ônibus circulando com prioridade à direita, o tráfego geral terá uma faixa de rolamento remanescente à disposição. Para tanto, foram efetuadas alterações na regulamentação de estacionamento ao longo da Rua Cerro Corá, com proibição no horário de operação da faixa.

Na Rua Heitor Penteado, as conversões à esquerda junto aos cruzamentos da Rua Oscar Caravelas e Rua Pereira Leite serão desativadas, tendo como opção para a Rua Oscar Caravelas o sistema binário implantado nas ruas Rifaina e Pedro S. de Almeida. Para a Rua Pereira Leite, a opção é a Rua Cerro Corá.

As ruas Rifaina e Pedro S. de Almeida terão seu sentido de circulação invertido a partir do dia 14/12 (sábado). Com a proibição da conversão à esquerda da Rua Heitor Penteado, sentido Bairro, junto à Rua Oscar Caravelas, a alternativa passa a ser acessar a Rua Rifaina, Rua Pedro S. de Almeida, retornando na Rua Heitor Penteado à esquerda e convergindo à direita na Oscar Caravelas.

Faixas de vinil informativas estão instaladas na região da Rua Heitor Penteado orientando as mudanças. Para melhor compreensão, veja o croqui em anexo.

População beneficiada

 

Pela Rua Cerro Corá, circulam 13 linhas de ônibus municipais, transportando 94.163 passageiros por dia útil, com freqüência média de 68 ônibus/hora nos horários de picos.

 

Na Rua Heitor Penteado, no trecho desta implantação, circulam no sentido Centro dez linhas de ônibus municipais, transportando 78.155 passageiros por dia útil, com freqüência média de 71 ônibus/hora no horário de pico manhã. Em direção ao Bairro, passam 16 linhas levando 123.344 passageiros por dia útil, com freqüência média de 64 ônibus/hora no horário de pico da tarde.

Fiscalização

 

A ativação deste trecho terá um período de adaptação quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem a faixa nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. A partir do dia 02/01/2014, a fiscalização será intensificada.

 

Independente disso, a orientação é para que todos os motoristas respeitem a faixa exclusiva desde o início da implantação da mesma.

 

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

Recomendações ao público

  • Respeite a sinalização;
  • Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;
  • Em caso de dúvidas, ligue 1188 – Fale com a CET. Atende 24 horas com chamada gratuita.

 

A Engenharia de Campo da CET e da SPTrans vão acompanhar o desempenho da nova faixa exclusiva, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança viária de todos os usuários.

mapa 1

mapa 1

Anúncios

35 comentários em “Ruas Cerro Corá e Heitor Penteado ganham 3,5 km de faixa exclusiva nesta semana de 16/12

  1. Espero que o transito e a poluição não piorem ainda mais. Vamos observar o resultados.

  2. E como fica a circulação da linha 828P-10? Ela será desativada? Ainda não obtive resposta da CET ou da SPTRANS.

  3. Vera,
    também estamos em contato com a SPtrans quanto à questão dos ônibus que descem para o bairro. Não apenas a linha 828P-10, mas também a extinta 7725-10, que queremos que volte. Obrigada pelos comentários.

  4. Isso é que eu não entendo! Eles incluem faixas, excluem linhas e NÃO aumentam o número de ônibus em circulação… Na região do Paraíso e da Vila Mariana fizeram um absurdo: na Domingos de Morais, sentido bairro, tem faixa das 6h às 9h e agora tem outra faixa na parte paralela da rua Vergueiro, que vai das 6h às 20h. Só que para isso fizeram alterações absurdas e os ônibus com final na Vila Mariana que vêm da av. Paulista têm de passar por uma rua estreitíssima para acessar novamente a rua Domingos de Morais e seguir em direção ao terminal.
    Hoje ouvi alguém com consciência na Rádio SulAmérica: a faixa de ônibus realmente funciona quando tem ônibus. O problema é que os ônibus continuam demorando e vêm cheios. E a pessoa pediu bom senso para que não prejudicasse ninguém, nem motoristas nem usuários de transporte público.
    Agradeço a atenção e peço desculpas pelo desabafo, mas eu precisava muito fazer isso. Eu moro na Liberdade e trabalho no Jaguaré. Passei a vir de carro porque saio entre 21h e 22h e é um pouco perigoso esperar condução nesse horário. E na última sexta, quando eles não tinham nem implantado a faixa (apenas reduzido o número de faixas), demorei uma hora da Heitor Penteado até o Jaguaré. Imagine agora com faixa na Heitor e Cerro Corá nesses horários e depois que voltarem as aulas.

  5. A prefeitura prioriza a circulação do transporte coletivo e compromete ainda mais a circulação dos carros naquela região. A Rua Heitor Penteado já apresentava um tráfego intenso durante a semana; com a implantação da faixa exclusiva o trânsito piorou. Em pleno sábado o acesso da Av. Dr. Arnaldo ao metrô Vila Madalena levou cerca de 30 minutos. A partir da Av. Pompéia, uma confusão total, em um trecho com apenas 1 faixa para os carros. Para quem segue sentido Rua Aurélia, fica confuso para prosseguir pela direita. A operação funcionaria para ruas e avenidas com 3 faixas, como a Paulista.

  6. Nossa, os senhores irão implantar o caos na Heitor Penteado. Trata-se de uma rua, não de uma avenida. Agora haverá apenas 1 faixa para carros em cada lado, simplesmente ridículo. Os senhores autorizam a construção de inúmeros prédios na região, aumentam significativamente o número de carros e agora tomam uma medida desastrosa dessas. Despreparo total!!

  7. Eu pedi para deixar de vir trabalhar aso sábados só por causa da faixa da Jaguaré, imagine agora com as faixas da Heitor Penteado e da Cerro Corá… Acho que vou pedir para trabalhar em casa!
    E eu também não entendo o porquê de se retirar linhas de ônibus… Antes eu poderia pegar um único ônibus para vir ao trabalho e voltar para casa, mas nem isso eu posso fazer agora!

  8. SOU MORADOR DA RUA NAZARET PAULISTA,
    CASO REALMENTE VENHAM FECHAR O ACESSO DA RUA HEITOR PENTEADO A RUA PEREIRA LEITE VAO CAUSAR UM CAUS , POIS ELA E TEM ACESSO PARA QUEM VAI SENTIDO PRAÇA PANAMERICANA , PONTE CIDADE UNIVERSITARIA , BUTANTA , MORUMBI , GRANJA VIANA , RAPOSO TAVARES, MARIGNAL PINHEIROS SENTIDO ZONA SUL, POIS PELO QUE ENTENDI SO VAO TER COMO ACESSAR ESTAS REGIOES PELA RUA CERRO CORA, QUANTO O FAROL QUE TEM NA RUA IBIRAÇU FECHA O TRANSITO DA RUA CERRO CORA PARA ATE O CRUZAMENTO COM RUA AURELIA E RUA HEITOR PENTEADO, ISTO ANTES DE COLOCAR A FACHA PARA ONIBUS,
    COM ESTA FAIXA DE ONIBUS FUNCIONANDO E TENDO SOMENTE ESTE ACESSO PARA AS REGIOES ACIMA CITADA ,IRA ACONTECER UM CAOS EM VARIAS RUAS QUE DAO ACESSO A RUA HEITOR PENTEADO, COMO POR EXEMPLO AV. POMPEIA, RUA APINAGES E OUTRAS.
    A LINHA DE ONIBUS IRA AJUDAR MUITO MAS IRA PREJUDICAR MUITO MAIS,
    DEVIDO AO FECHAMENTO PARA CONVERSAO A ESQUERDA NA RUA PEREIRA LEITE ( VAO ISOLAR UM BAIRRO INTEIRO).
    OBRIGADO

  9. Concordo com tudo que já foi falado anteriormente, principalmente que somente poderia haver faixa de ônibus em avenidas que tivessem pelo menos três faixas, uma para ônibus e duas para automóveis.
    Isso mostra a incompetência do secretario dos transportes e do prefeito que realmente estão maquiando uma solução para o transporte publico que na verdade precisa de muito mais que faixas exclusivas. Falta planejamento urbano. Falta competência.
    Na verdade, a Heitor Penteado é exatamente igual há mais de 40 anos, sem nenhum investimento na sua calha, estando hoje sub-dimensionada para as necessidades da cidade.
    A associação poderia fazer alguma coisa de forma coletiva contra esta medida?

  10. Ainda não temos notícias sobre a linha 828P-10, mas já estamos em contato com a SPtrans sobre o assunto.

  11. Não há informação sobre isso. Mas ao que tudo indica a linha se mantém. Resta saber que trajeto fará para descer para a Nazaré Paulista.

  12. Gostaríamos a agradecer a todos os que comentaram aqui. A SAAP está preocupada com o assunto e, ao lado de duas outras associações de bairro da região, a AMADÁ e a associação do Jardins das Bandeiras, já está em contato com a SPtrans e a CET. Estamos fazendo o necessário para ver e discutir o estudo que foi realizado por esses órgãos para equacionar o problema do transporte coletivo e individual da região.

  13. Prezado Gustavo, a SAAP está conversando com a CET e a SPtrans em relação a esse problema. Por enquanto a instalação das faixas está suspensa até janeiro. Obrigada pelo comentário.

  14. Não consigo entender essa gente…. Vão implantar o caos na Heitor Penteado!!!! Será mais uma feixa para ônibus fantasma na cidade!!!!! Não aguante mais esse Haddad!!!!! Fora PT!!!!!

  15. Naquele pedaço que já tem faixa, depois das 21 horas (a faixa vai até as 22h), NUNCA tem um único ônibus!
    Por incrível que pareça, sem a faixa, só com aquele trecho em que se eliminou a 3ª faixa, está valendo mais a pena andar na Rebouças…

  16. Moro na Pedro Soares de Almeida e hj apareceu novamente a faixa avisando que o sentido vai ser alterado no dia 27.01, isso já é um caos, agora vai parar essa região. Não podemos fazer um abaixo assinado ou passeata para eles mudarem de idéia?

  17. Débora, acho uma ótima idéia, pois é um absurdo o fechamento destes acessos. E as pessoas que moram do outro lado da ponte e precisam trabalhar nesta região? Adianta ter faixas exclusivas para ônibus e não ter linhas? E as pessoas que moram nesta região, não tem direito de pegar os seus carros e sair? E o comércio de rua, como fica nesta situação? Acho uma total falta de planejamento administrativo. Precisamos sim fazer alguma coisa urgente.

  18. Um governo demagógico tem que ser contestado quando toma atitudes impensadas e com finalidades eleitoreiras. A implantação de faixas exclusivs para ônibus deveria ser PROIBIDA POR LEI em vias com MENOS DE 3 FAIXAS de rolamento, como é o caso da Heitor Penteado. A CET não ofereceu uma única alternativa para quem vem dos bairros de Perdizes e Pompéia e tem que acessar a Vila Madalena, V. Beatriz, V. Ida, Praça Panamericana e Ponte da Cidade Universitária. Sem contar a dificuldade criada para o acesso às diversas escolas da região. O caos já vai começar bem antes do início das aulas. Afinal, QUANDO VAMOS NOS MANIFESTAR?

  19. Esta imposição da faixa de ônibus na Heitor Penteado parece ser atitude de um ditador. É um absurdo não nos apresentarem estudos de viabilidade técnica e impacto no trânsito da região.
    Com este modelo de gestão estamos na mão dos piores.
    E ainda se reclamamos somos chamados de elite e desmoralizam um protesto legítimo.

  20. gostaria de sugerir um forma de nao prejudicar muita gente com o fechamento do acesso a rua Pereira Leite pela rua Heitor penteado.
    por favor SAAP entre em contato com a SP trans ,pois no ultimo quarterao da Rua Heitor penteado tem um ponto de onibus , que quando o onibus para ali para descer ou subir passageiro els logo passam para a pista da esquerda para acessar a rua Cerro cora , com certeza eles nao vao ate o final da faixa no farol para depois virar a esquerda na rua Cerro cora , somente um onibus desce a rua Aurelia entao pra que faixa naquele pedaço , poderiam deixar a faxia de onibus somente ate a esquina aonde tem o banco Itau , e para quem desce a esquerda na rua Pereira leite fica como sempre foi , oinibus e carro passam pela direita de quem esta parado no farol e nao atrapalha em nada o fluir do transito ,desta forma nao vao sufocar a rua Cerro cora que no começo dela e muito estreita nao comporta todos os veiculos nela ao virar da rua Heitor penteado a rua Cerro cora.
    alem disto vao empedir que as pessoas que vao para zona sul, morumbi, granja viana, raposo taveres e principalmente quem mora na regiao da praça panamerica ter o seu DIREITO DE IR E VIR totalmente controlado por eles.
    AGUARDO UMA RESPOSTA

  21. Marcelo, excelente idéia, realmente não faz sentido fecharem um importante acesso para a marginal e adjacentes por causa de 150m de corredor, mesmo porque, como vc relatou será totalmente inútil este trecho. Tá na hora de pensar um pouco CET, cadê a Engenharia de vocês??? Aguardamos uma solução inteligente para isto.

  22. Prezados, por favor, vamos fazer algo. A mudança é inadmissível.

    Hoje vi as placas de alteração do tráfego dia 27.01.

    Acabo de mudar para a região e sinto que meu imóvel ja sai totalmente desvalorizado co. A morte da Heitor Penteado.

    Além disso, moro na Rifaina e trabalho próximo a Faria Lima. Um caminho que hoje faço em meia hora vou passat a demorar horas.

    Grata.

    Liliane

  23. Gostaria de uma resposta da SAAP sobre o fechamento de varias ruas, assim como a rua Pereira Leite, pois sou moradora desta regiao. Teremos algumas opcoes de acesso as nossas residencias?

    grata

  24. Vocês saberiam me dizer qual o horário de funcionamento da Faixa na Heitor Penteado????
    É que vi placas com horários diferentes …. até às 20 hs, até às 22 hs , uma não tem o sábado outra inclui o sábado …. Uma verdadeira desorganização!!!!
    já que temos que aceitar esta ditadura do poder público, que pelo menos tenham competência na implantação da faixa.
    Att.

  25. Moro próximo à Rua Clélia e vou todos os dias de carro até à Heitor Penteado para pegar metrô na estação Vila Madalena. Faço esse trajeto a quatro anos e nunca peguei um trânsito como o que peguei hoje às 7:15 da manhã! Um trajeto que normalmente faria em 20 minutos, fiz em 40!
    Um caos terrível!!!
    Não entendi porque decidiram implantar a faixa de ônibus numa rua que, com apenas duas faixas para carro já tinha um trânsito horrível e agora, com apenas uma, a situação piorou!!
    Eu até pegaria ônibus para o metrô se tivesse essa opção onde eu moro, mas lá, passa apenas UM ônibus a cada meia hora parecendo uma lata de sardinha!
    Não faz sentido! Quem deu essa brilhante ideia de implantar a faixa exclusiva para ônibus na Heitor Penteado com certeza não costumava pegar essa rua todos os dias!
    Espero que as reclamações aumentem para que essa implantação seja revisada!!

  26. Hoje o caos estava instaurado no horário do rush. A faixa é exclusiva somente no horário da 06:00 as 09:00 no sentido da Dr. Arnaldo, e das 17:00 as 20:00 (ou 22:00) no sentido da Lapa. Claro que mit. agente ficou desorientada, pois a CET estava a postos para coibir a conversão à esquerda na R. Pereira Leite, e para multar quase que certamente, mas ninguém estava disposto a orientar os motoristas sobe qual a nova rota que deve ser tomada para se chegar à V. Beatriz e à Pça. Panamericana.

    Belo trabalho demagógico-eleitoreiro do nosso prefeito e seu Partido: consigo ver os caras reunidos, e ouvir a conversa, mais ou menos no seguinte tom: “…..vamos implantar 300 Km de faixas exclusivas de ônibus e garantir os milhares de votos da faixa da população que faz uso do transporte público diariamente. Os outros? Aquela “elite reacionária” que usa carro? Aqueles carros cuja compra incentivamos absurdamente com a redução do IPI (era para garantir o emprego dos empregados das montadoras, oras!)? Aqueles “burgueses classe média? Que nem sequer rendem votos? Eles que se danem! Que se virem, que se adaptem! Orienta-los? Fornecer rotas alternativas? Pra que? Eles que se atrevam a desrespeitar, e vamos encher-lhes de multas, claro! Por um tempo teremos uma boa arrecadação extra! E o melhor:dinheirinho limpo, sem termos que dar satisfações sobre seu destino. Perfeito! Que venham mais faixas exclusivas sem planejamento!”. Alguém duvida de que seja assim mesmo? Pronto, falei! Marina Enviado via iPad

    >

  27. Eu não moro na região, mas passaria por ela todos os dias pra trabalhar. Disse bem: passaria, pois desde dezembro não faço mais esse caminho na ida, apenas na volta (sentido bairro-centro). Não há orientação, não há planejamento… O que leva uma parte da faixa ser das 6h às 9h e das 17h às 20h, e outra das 6h às 22h na mesma via, no caso a Heitor Penteado? Outra coisa: a Cerro Corá está uma verdadeira bagunça, pois tem uma parte da faixa que é interrompida logo após o Pão de Açúcar (sentido centro) e aí volta em frente ao McDonald’s…

  28. Como ja comentado aqui, infelizmente o prefeito de nossa cidade tem implementado medidas que, apesar de inviaveis do ponto-de-vista pratico, podem ser vendidas como a realizacao (enganosa) de uma promessa de campanha populista e demagogica.

    Moro na Pompeia e me utilizava diariamente da Heitor Penteado para acessar a Marginal do Rio Pinheiros. O faria com prazer de transporte coletivo, mas desafio qualquer pessoa a encontrar uma alternativa viavel para me levar de la aa Berrini.

    E o sr. Prefeito foi capaz de fazer o que eu honestamente achava impossivel: tornar a Heitor Penteado, que ja era caotica, ainda mais intransitavel.

    Sou absolutamente favoravel a tornar o transporte publico cada vez mais eficiente, mas para faze-lo a solucao nao e a implementacao de medidas ficticias como uma faixa exclusiva de onibus acompanhada da eliminacao de alternativas para escoamento do transito (como eram a Oscar Caravelas e a Pereira Leite e uma terceira faixa na Heitor que habia entre a Paulistania e a Oscar Caravelas). Com essa medida, nao apenas a Heitor Penteado (e suas transversais que saem da Pomoeia) travou, mas tambem a antiga alternativa para a Praca Panamericana que era a Ibiracu (travessa da Cerro Cora) virou a unica opcao e, obviamente, ficou sobrecarregada. Uma saida que antes era viavel com uma fase do semaforo agora precisa de ate tres.

    A solucao e um planejamento eficiente das linhas de onibus e aumento de alternativas ao transporte particular. Mas claro, ninguem ve isso. Faixas exclusivas e corredores sao solucoes mais visiveis e podem ser utilizadas como bandeiras de campanha. Uma pena…

    A unica esperanca que me resta e que se assuma o erro cometido e que as alternativas sejam reestabelecidas. Sear que sao capazes de tal civilidade? Dado o historico recente, na minha visao o pensamento corrente na Prefeitura e que a populacao (ou sera apenas a pobre classe media, que de fato poucos votos ou influencia rende?) acaba se acostumando e encontrando alternativas (e que pouco reage). Vamos ver, espero que a novela ainda nao tenha chegado ao final…

  29. POR FAVOR

    NOS PRECISAMOS DE 1.000 ASSINATURAS PARA QUE O ACESSO DA RUA

    PEREIRA LEITE DE QUEM VEM PELA RUA HEITOR PENTEADO POSSA SER

    REABERTO

    VAMOS COLABORAR

    A FOLHA DE EXPLICAÇAO JUNTO COM A DE ASSINATURA ESTA NO POSTO

    DE GASOLINA IPIRANGA SITUADO NA ESQUINA DA MESMA.

    MUITO OBRIGADO

    MARCELO DOS SANTOS BEZERRA

  30. A SAAP, juntamente com as associações AMadá, associação do Sumarezinho e Vila Madalena, e AAJB, do Jardim da Bandeiras, está dialogando com a CET sobre a implantação de faixas exclusivas para ônibus no viário Heitor Penteado, uma vez que a mesma acarretará impactos nas áreas dos bairros do entorno.
    Para mais informações escrevam para: saap@saap.org.br.
    Obrigada pelo contato.

  31. SAAP,
    Vocês precisam corrigir o Horário de funcionamento da faixa que estão divulgando.
    att

    Marta Paku

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s