Vitória dos ciclistas

Change.org, 27/01/2014

Após pressão, Haddad promete bicicletário na Faria Lima para março

Abaixo-assinado pelo bicicletário recebeu mais de 22 mil assinaturas

São Paulo – Após seis meses de negociações com o poder público e concessionárias e a entrega de abaixo-assinado somando 22 mil assinaturas para a prefeitura de São Paulo, ciclistas garantiram o bicicletário na estação Faria Lima do Metrô. O prefeito Fernando Haddad anunciou a entrega da obra para março. “É com muita satisfação que recebemos a notícia que a nossa demanda por um bicicletário no Largo da Batata finalmente vai se tornar realidade. Não foi uma conquista fácil, foram muitas reuniões e desaforos engolidos”, lembra Raphael Monteiro de Oliveira, da CicloLiga.

bicicletario batata

Projeto do bicicletário com floricultura / SPUrbanismo

Em julho de 2013 a CicloLiga, uma rede de grupos cicloativistas, criou um abaixo-assinado na Change.org pedindo a instalação de um bicicletário na estação Faria Lima do Metrô, ponto estratégico na rede cicloviária ligada à avenida. “Não faz sentido ter uma ciclovia que leva ao metrô se não há bicicletário, porque fica impossível fazer a integração. Quem circula por ali precisa amarrar a bike em postes, na rua ou andar até o estacionamento mais próximo”, comenta Raphael.

Ciclistas ou não, brasileiros de diversos estados apoiaram a causa e a petição recebeu mais de 22 mil assinaturas. Em 27 de agosto, eles ganharam o primeiro aliado na prefeitura, ao fazer a entrega do abaixo-assinado ao sub-prefeito de Pinheiros, Angelo Filardo, que declarou apoio à campanha e se comprometeu a acompanhar a viabilização do bicicletário.

As duas reuniões seguintes na prefeitura não foram tão otimistas. Apesar de receberem o abaixo-assinado, havia um impasse entre a prefeitura e a Via 4 sobre quem iria gerir o bicicletário. “Chegou um momento em que achamos que eles iriam desistir do projeto, mas esta semana finalmente recebemos a notícia oficial de que o bicicletário seria entregue”, declara o representante da CicloLiga.

De acordo com a Diretora de Campanhas da Change.org no Brasil, Graziela Tanaka, as campanhas por melhores condições de infra-estrutura têm se destacado na plataforma. “É impressionante a forma como questões urbanas e de mobilidade vêm ganhando força através dos abaixo-assinados online. Essa foi a causa mais vitoriosa na plataforma em 2013 e mostra que a pressão dirigida ao poder público através dos abaixo-assinados está gerando um impacto concreto nas nossas cidades”, conta Graziela.

Anúncios

Um comentário em “Vitória dos ciclistas

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s