A SAAP e as faixas exclusivas para ônibus

A SAAP, juntamente com as associações AMadá, associação do Sumarezinho e Vila Madalena, e AAJB, do Jardim da Bandeiras, está dialogando com a CET sobre a implantação de faixas exclusivas para ônibus no viário Heitor Penteado, uma vez que a mesma acarretará impactos nas áreas dos bairros do entorno.

A SAAP acredita que o transporte coletivo deva ser uma prioridade na cidade e não é contra a ideia das faixas exclusivas para ônibus.

Porém a implantação dessas faixas deve ser feita em locais que as comportem e considerando as opções de transporte locais. No caso da Heitor Penteado, as seguintes questões se colocam:

– A Heitor Penteado é uma via estrutural, porém é estreita, com apenas duas faixas de cada lado.

– A implantação das faixas exclusivas implica a interdição de conversões à esquerda no sentido centro-bairro.

– Isso acarretou na mudança do viário local, transformando vias locais em vias de passagem (ruas Rifania e Pedro Soares de Almeida, por exemplo)

– Essa era a rota de acesso, por uma via coletora, para o bairro de Alto de Pinheiros, e agora todos os acessos ao bairro só são feitos por vias locais

– Não há ônibus que ligam o bairro de Alto de Pinheiros ao metrô Vila Madalena, então fica difícil optar por deixar o carro em casa e pegar o transporte coletivo

– Não há opções de transporte coletivo da Heitor Penteado em direção à estação CPTM Cidade Universitária, e muito menos à própria USP

– O único ônibus que descia em direção ao Alto de Pinheiros (percorrendo apenas um trecho pequeno do bairro), a linha 828P Lapa-Barra Funda, não pode mais fazer a conversão para descer, teve de mudar de trajeto o que afetou negativamente os usuários e aumentou o tempo do trajeto, que já era longo. Atualização: os ônibus estão autorizados sim a fazer a conversão à esquerda. Ainda assim, esta linha não é uma opção satisfatória para o bairro, pois o intervalo entre os ônibus costuma chegar a 50 minutos e no sentido Barra Funda > Lapa, o ponto é distante da estação de metrô Vila Madalena. Sem contar que percorre um trecho mínimo do bairro.

– Toda essa falta de opções de transporte coletivo obriga os moradores da cidade que vêm de diversos bairros a cruzar a Heitor Penteado em direção à marginal Pinheiros de carro, o que se tornou inviável

Leia mais: Operação Dá Licença para o Ônibus – Ruas Cerro Corá e Heitor Penteado ganham 2,7 km de faixa exclusiva nesta semana de 27/01

A SAAP defende uma maior mobilidade para a cidade. Por isso luta por ciclovias, luta por faixas de pedestre e por linhas de ônibus, entre outras opções coletivas, motorizadas e sobre trilhos. Mas criar uma faixa exclusiva de ônibus, sem criar linhas de ônibus ou oferecer outras alternativas de transporte, não é uma solução. Por isso vamos conversar com a CET e a SPtrans para procurar a melhor solução.

vcreporterheitor-penteado-spmarina-leite

Foto: Marina Leite / vc repórter
Anúncios

9 comentários em “A SAAP e as faixas exclusivas para ônibus

  1. Diagnóstico perfeito, motivação justa, argumentos bem apresentados. Espero que vocês consigam um diálogo de fato. Como morador, trabalhador e membro da comunidade desses bairros, me sinto plenamente representado. Boa sorte.

  2. Estou me sentindo extremamente lesada com essa mudança arbitrária feita pela prefeitura. Moro na Vila Madalena – que está um inferno com essas mudanças e trabalho na Nazare Paulista. A locomoção de carros na Heitor Penteado está muito prejudicada. Um verdadeiro absurdo, uma arbitrariedade.

  3. Sobre o ônibus 828P-10 , ele está sim fazendo a conversão à esquerda na rua pereira leite. A CET colocou uma placa dizendo que a conversão à esquerda é proibida exceto para ônibus.

  4. Prezado Caio,
    você tem razão. A linha ficou sem fazer a conversão à esquerda por um período de duas semanas, mas agora já voltou ao trajeto normal. Vamos editar a nota.
    No entanto, esta linha continua não sendo muito satisfatória, pois o intervalo entre os ônibus é muito demorado (chegando a 50 minutos) e no sentido Barra Funda > Lapa, o ponto de ônibus é bastante distante do metrô Vila Madalena.
    Obrigado pelo comentário.

  5. como a SAAP este em contato com a CET gostaria de sugerir uma alternativa.

    VEJA BEM COM O FECHAMENTO DO ACESSO A RUA PEREIRA LEITE DE QUEM VEM DA RUA HEITOR PENTEADO SENTIDO CIDADE PARA O BAIRRO
    CAUSOU UM GRANDE CONGESTIONAMENTO NOS ACESSO DAS RUAS QUE SAEM NA RUA HEITOR PENTEADO , DIA 5-1-2014 NA RUA HARMONIA HAVIA DOIS ONIBUS QUE PASSAM NA RUA HEITOR PENTEADO PARADO NO TRANSITO, POR QUE OS VEICULOS QUE ESTAVAM A SUA FRENTE NAO CONSEGUIAM ENTRAR NA HEITOR PENTEADO E TAMBEM TINHA UMA AMBULANCIA TENTANDO PASSAR MAS NAO CONSEGUIA .
    PELO MOTIVO DE DEIXAREM SOMENTE A SAIDA DA RUA CERRO CORA QUE NAO COMPORTA A QUANTIDADE DE VEICULOS NO COMEÇO DELA TRAVA TODO O RESTANTE DAS RUAS QUE DESEMBACAM NELA .
    COM ISTO OS VEICULOS (NO GERAL) QUE VAO PARA A ZONA SUL, MORUMBI,TABOAO DA SERRA , PONTE CIDADE UNIVERSITARIA,RAPOSO TAVARES NAO CONSEGUE PASSAR.
    E O CASO DO ONIBUS 828 LAPA ELE NAO CONSEGUE ENTRAR NA RUA HEITOR PENTEADO PELA AV. POMPEIA PORQUE OS VEICULOS ESTAO TRAVADOS NA RUA HEITOR PENTEADO.
    ENTAO PORQUE NAO DEIXAR FAZER A CONVERSAO A ESQUERDA NA RUA PEREIRA LEITE DE QUEM PELA HEITOR PENTEADO SENTIDO BAIRRO COM CERTEZA VAI DESAFOGAR O TRANSITO ,POIS ESTA RUA TEM UM GRANDE
    FLUXO DE VEICULOS(CAMINHAO VUC, ONIBUS, CARROS , AMBULANCIA, CARRO DE POLICIA),PARA ISTO BASTA FAZER A FAIXA DE ONIBUS TERMINAR NA RUA PEDRO SOARES (AONDE TEM UMA BANCA DE JORNAL E O BANCO ITAU, POIS 5 LINHAS DE ONIBUS QUE PASSAM NA FAIXA DE ONIBUS SENTIDO BAIRRO 4 DELES PARA NO ULTIMO PONTO DA RUA HEITOR PENTEADO QUE E LOGO APOS O FAROL DA RUA PEREIRA LEITE E JA PEGAM A PISTA DA ESQUERDA SAINDO DA FAIXA PORQUE ELES VIRAM A ESQUERDA NA RUA CERRO CORA , SE ELES CONTINUAREM NA FAIXA DE ONIBUS ATE O FIM VAO PARA O TRANSITO PARA QUEM DESCE PELA RUA AURELIA , SEMANA PASSADA UM ONIBUS CONTINUOU NA FAIXA E PAROU NO FAROL QUE ESTAVA FECHADO PARA VIRA A ESQUERDA , MAS PARA QUEM DESCE A RUA AURELIA O FAROL ESTAVA ABERTO ELE TRAVOU O TRANSITO E QUANDO FOI VIRAR A ESQUERDA NA RUA CERRO CORA ELE RASPOU EM UM CARRO DE ESTAVA NA PISTA CERTA.
    POR VAFOR DE ESTA ALTERNATIVA A ELES
    OBRIGAO
    MARCELO DOS SANTOS

  6. Uma pergunta sobre a conversão à esquerda na Rua Pereira Leite: foi retirado o semáforo para essa conversão? Eu tenho a impressão de que foi retirado, sim, porque vi vários carros fazendo essa conversão com o sinal aberto na Heitor Penteado sentido centro, aproveitando quando não havia carros passando. Conhecendo a educação dos motoristas brasileiros, não demorará muito para acontecer um acidente nesse cruzamento. Não basta apenas informar que a conversão só é permitida para ônibus. Outro detalhe: alguém sabe explicar por que fecharam o acesso da Heitor Penteado para a Apinagés no sentido centro?

  7. O fechamento da Apinagés está com uma carinha que vão deixar ela mão única com faixa de ônibus !!!

  8. Na verdade é errado manter a faixa de ônibus depois da Pereira Leite, pois se os ônibus entram à esquerda, como pode ter a faixa na direita?
    Aliás, a Heitor inteira não comporta faixa.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s