Grupo de Associações visitam vereadores para pedir apoio às emendas que preservam as Zonas Exclusivamente Residenciais

800px-Bandeira_da_cidade_de_São_Paulo

 

Em 16/06/2014, um grupo formado por representantes do Movimento Defenda São Paulo, Associação dos Amigo de Alto dos Pinheiros (SAAP), Associação dos Moradores do Jardim da Saúde e Associação de Bairro dos Moradores do Butantã, realizaram visitas a vereadores para pedir apoio às emendas que preservam as Zonas Exclusivamente Residenciais (ZERs) no Plano Diretor Estratégico (PDE).

Foram visitados os vereadores Eliseu Gabriel e Ricardo Young, e assessores do vereador Aurélio Nomura. Em todas as conversas os representantes argumentaram a necessidade de preservar as ZERs no Plano Diretor Estratégico, pelas suas características urbanísticas específicas – veja sobre o Manifesto que defende as ZERs criado em 2013 https://saapblog.wordpress.com/2014/03/13/manifesto-pela-manutencao-preservacao-e-protecao-das-zonas-exclusivamente-residenciais-zers-no-plano-diretor-estrategico-da-cidade-de-sao-paulo/ Hoje as ZERs representam menos de 4% do território da cidade de São Paulo.

Em tese as mudanças de zoneamento devem ocorrer na revisão da Lei de Uso e Ocupação do Solo, mais especificamente nos Planos Regionais e propostas dos Planos de Bairro, etapa posterior a aprovação do PDE. Entretanto, as pressões para fazer alterações no PDE que modificam as regras atuais nas ZERs são fortes. Vereadores apresentaram emendas neste sentido e as associações de bairro estão batalhando para que no texto final, a ser votado em segunda votação, as ZERs sejam preservadas. A votação do PDE deve acontecer em breve, mas com a pressão dos Movimentos dos Sem Teto, o clima na Câmara está tumultuado.

A SAAP integra o grupo de discussão e análise do Plano Diretor junto ao Movimento Defenda São Paulo, e neste segundo semestre de 2014 pretende iniciar os estudos de uma proposta de Plano de Bairro para Alto de Pinheiros para que seja discutida com seus moradores e associados.

Para saber mais: https://saapblog.wordpress.com/2014/06/04/o-alto-de-pinheiros-e-o-plano-diretor-estrategico-de-sao-paulo/

Anúncios

Um comentário em “Grupo de Associações visitam vereadores para pedir apoio às emendas que preservam as Zonas Exclusivamente Residenciais

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s