SAAP busca órgãos públicos e empresa para estudar combate mais eficiente à dengue

Vem chegando o verão e com ele os insetos – entre os quais um especialmente temido: o Aedes aegypti – ou simplesmente mosquito da dengue, embora se saiba que também transmite a chikungunya e o zika vírus, este ligado ao atual surto de microcefalia no país. Para tornar mais eficiente o combate a essa praga, Alto dos Pinheiros está em contato com instituições públicas e privadas.

O desafio será grande. No ano passado inteiro, o estado de São Paulo registrou 211.593 casos de dengue. Em 2015, até novembro, foram 657.001. Os dados fizeram o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), prever um cenário grave em 2016.

dengue1

A SAAP tem feito reuniões com representantes da Vigilância Sanitária e professores da Faculdade de Higiene e Saúde Pública da USP, de modo a traçar as estratégias mais eficientes para combater a proliferação do mosquito em Alto dos Pinheiros.

A associação também está buscando apoio na tecnologia. Uma parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais e uma empresa privada de Belo Horizonte, a ECOVEC, que criou um sistema de coleta e rastreamento do Aedes, já usado com sucesso em alguns condomínios particulares e em Santos, mas em São Paulo é inédito.

A SAAP está em conversa com a ECOVEC sobre a possibilidade de contar com mais esse sistema de prevenção à dengue e os outros vírus em nosso bairro e para tanto buscando parcerias. Esperamos ter novidades logo .

De qualquer forma, a melhor prevenção continua sendo as medidas tradicionais de combate ao Aedes: usar repelente o dia todo, prestar atenção a qualquer recipiente que acumule água (como a bandeja que fica embaixo da geladeira) e manter as calhas das casas sempre limpas, diminuindo, assim, as possibilidades de reprodução dos insetos.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s