Boletim SAAP – 47

Carta da presidente

As Nações Unidas lançaram neste mês uma consulta a cidadãos de todo o mundo, perguntando algo como: o que é segurança para você? As respostas têm indicado que o assunto é bem mais amplo do que se pode pensar à primeira vista. Aqui mesmo, em Alto de Pinheiros, temos nos deparado com algumas questões que mostram um pouco da amplitude do tema.

Para um paulistano, quase sempre a primeira coisa que vêm à mente quando se fala em segurança é criminalidade. Sem dúvida, esse é um problema grave no município, e também em tantos outros lugares do Brasil. Por isso, a SAAP apresentou uma proposta de espalhar pelo bairro 12 câmeras capazes de detectar placas de carros e rosto de pessoas, e enviar tais informações ao sistema da Polícia Militar. Para colocarmos a ideia em prática, porém, é preciso que os moradores ajudem a custear a compra dos equipamentos. Um resumo da ideia está no primeiro link deste boletim.

Mas segurança vai além disso. Inclui, por exemplo, a possibilidade de transitar por locais limpos, sem se expor a bichos peçonhentos. Estava difícil fazer isso no nosso tão querido parque do Pôr do Sol. Durante sua mudança de status – de praça para parque –, ele ficou abandonado, com lixo e resíduos em inúmeros pontos. Foi preciso pressão dos moradores e da mídia para que enfim as autoridades dessem um jeito no lugar. Isso mostra a lentidão do poder público? Mostra – mas mostra também como as pessoas têm tratado mal as áreas que visitam. O lixo só estava lá porque alguém o jogou lá.

Esse é um exemplo de como a segurança passa também pela nossa saúde. Outro são as muitas e indesejadas visitas do Aedes aegypti ao nosso bairro. Estamos tomando precauções e alertando as autoridades. Mas a participação da comunidade é fundamental. É mais do que sabido que o combate ao mosquito transmissor da dengue, do vírus zika e da chikungunya passa pela prevenção nas casas e nos terrenos.

Os sentidos de “segurança” são muitos, e os modos de melhorá-la também são. Mas todos passam pela união de cada um de nós.

Boa leitura!

Maria Helena Bueno
Presidente

_________________________________________

SAAP em ação

Verde

Alto dos Pinheiros

 

Agenda

04/07/2016: Reunião do Conseg Pinheiros. Auditório da Associação Comercial-Distrital Pinheiros (r. Simão Álvares, 517, Pinheiros), às 19h30
07/07/2016: Reunião do Conselho Participativo Municipal de Pinheiros para discutir os Planos Regionais de Zoneamento. Primeira quinta-feira do mês, às 19h, na Subprefeitura de Pinheiros (av. das Nações Unidas, 7123)
13/07/2016: Reunião Ordinária do Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz (CADES/Pinheiros). Às 16:30h, na Subprefeitura de Pinheiros (av. das Nações Unidas, 7123 – Auditório)

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s