Boletim SAAP – 48

Carta da presidente

Nas incontáveis conversas com moradores, nas assembleias, na nossa página no Facebook, aqui neste boletim – enfim, em vários espaços e momentos a SAAP vem pregando que os problemas do nosso bairro são combatidos com mais eficiência quando os moradores participam, sobretudo quando participam diretamente.

Já vimos amostras disso, por exemplo, em ações contra o Aedes aegypti ou no apoio à publicação do mapeamento do bairro, em 2015. Agora essa participação direta será novamente fundamental. A SAAP e a Polícia Militar concluíram um plano de segurança que prevê a instalação de 12 câmeras de monitoramento em pontos estratégicos de Alto dos Pinheiros. O objetivo é colocá-las em vias de grande fluxo e rotas de fuga.

Os equipamentos vão captar imagens e enviá-las ao sistema da PM, o Detecta. Eles são capazes, por exemplo, de identificar a placa de um carro roubado que esteja circulando pelo bairro e mandar a informação à polícia.

Para que o plano saia do papel, temos de comprar as câmeras (R$ 3,5 mil cada uma) e ligá-las à rede elétrica e à internet. Sem a contribuição dos moradores, isso é impossível. Precisamos de ajuda para adquirir os dispositivos e para fornecer os pontos de energia e conexão. A manutenção mensal ficará por conta da SAAP.

Pode-se pensar que o ideal seria o poder público instalar as câmeras, a concessionária de energia criar novos pontos de eletricidade, as empresas de telefonia cederem suas redes… Tudo isso seria ótimo, mas não é factível.

Se queremos diminuir os problemas de segurança (e creio que concordamos em que isso é importante), se queremos que isso aconteça em curto ou pelo menos em médio prazo (creio que concordamos nisso também), a melhor saída será contar com a ajuda dos moradores.

Para saber mais detalhes, leia a primeira notícia deste boletim. Em breve vamos soltar uma campanha com mais informações.

Boa leitura!

Maria Helena Bueno
Presidente

______________________

SAAP em ação

Verde

Alto dos Pinheiros

 

Agenda

01/08/2016: Reunião do Conseg Pinheiros. Auditório da Associação Comercial-Distrital Pinheiros (r. Simão Álvares, 517, Pinheiros), às 19h30
04/08/2016: Reunião do Conselho Participativo Municipal de Pinheiros para discutir os Planos Regionais de Zoneamento. Primeira quinta-feira do mês, às 19h, na Subprefeitura de Pinheiros (av. das Nações Unidas, 7123)
10/08/2016: Reunião Ordinária do Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz (CADES/Pinheiros). Às 16:30h, na Subprefeitura de Pinheiros (av. das Nações Unidas, 7123 – Auditório)
 

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s