Saiba como cuidar das plantas no tempo seco

Não são apenas as pessoas que sofrem na época de estiagem. Logo ali, nos jardins, as plantas também sentem os efeitos. A solução parece simples: colocar água. Mas é importante saber como, quando e quanto regar.

“A melhor medida é o ‘dedômetro’: colocar o dedo na terra e ver se está seca ou úmida”, afirma a ambientalista Cláudia Visoni, uma das criadoras da horta da praça das Corujas. “Se estiver seca, regue de manhã e no fim do dia.”

Tome cuidado, porém, para o remédio não virar veneno. “Se molharmos muito o solo, a raiz pode apodrecer, e aí não tem salvação”, alerta. Um erro comum é despejar água em plantas que ficam murchas no meio do dia. “Se elas continuarem assim no fim da tarde, aí regamos.”

A intensidade e a frequência variam de acordo com a espécie. Por isso, ao comprar uma muda ou um exemplar no vaso, informe-se sobre o que é melhor para ela.

Nos tempos secos como inverno e primavera, convém deixar o solo úmido por mais tempo. Pode-se fazer isso o cobrindo. “Deixar uma camada de folhas ou de palha sobre a terra ajuda a protegê-la”, diz Cláudia.

E se a seca também atinge o abastecimento hídrico e o bolso do consumidor, por que não reaproveitar água? “Uso sabão de coco tanto para lavar a louça quanto as roupas. Como não tem produto químico, utilizo o resíduo da lavagem para regar as plantas”, conta a ambientalista. Que tal fazer o mesmo?

Anúncios

Um comentário em “Saiba como cuidar das plantas no tempo seco

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s