Boletim SAAP – 50

Carta da presidente

Segundo a Polícia Militar, prevenir é o meio mais eficaz de combater a criminalidade. A vigilância é uma das maneiras de dissuadir que um crime ocorra. Por isso, a SAAP desenvolveu um projeto para a instalação de câmeras comunitárias em pontos estratégicos do bairro.

Ligadas ao Detecta – Radar, banco de dados da Policia Militar, elas permitem ler a placa de um automóvel e saber se ele é roubado, enviando um alerta para tablets nas viaturas policiais.

Um primeiro equipamento foi instalado no começo de outubro para testes. A ideia é instalar outros nove, e, para isso, a SAAP espera contar com a colaboração dos moradores de Alto dos Pinheiros. Lançamos uma campanha para arrecadar os recursos necessários à compra das câmeras e, assim, melhorar ainda mais a segurança em Alto dos Pinheiros.

Mas a tecnologia não é a única arma no combate à criminalidade. Por vezes, basta a atenção de moradores a movimentações estranhas em suas ruas e que alertem seus vizinhos e a polícia para, assim, impedir que ocorra um crime.

Há, por sinal, um programa da Polícia Militar chamado Vizinhança Solidária que busca fomentar justamente isso: grupos nos quais vizinhos possam trocar informações e se reunir periodicamente, contando até com a presença e orientação de um policial, fortalecendo a principal medida contra a criminalidade, que é a prevenção.

Uma pesquisa da SAAP mostra que os moradores de Alto dos Pinheiros têm grande interesse no programa de vizinhança solidária. Entre os que participaram do levantamento, a maioria (72%) disse que gostaria de participar. E, no entanto, apenas uma minoria adota algumas das medidas mais básicas da ação, como montar no WhatsApp grupos de  pessoas que vivem numa mesma rua ou ter o número de telefone de seus vizinhos.

Para incentivar a participação no programa, a SAAP decidiu doar placas que identifiquem as residências de seus associados que se engajarem na ação de vizinhança solidária.

A pesquisa apontou que a insegurança é preocupação de quase metade dos entrevistados. Nada melhor para diminuir essa sensação do que a união de todos para uma política de prevenção.

Boa leitura!

Maria Helena Bueno
Presidente

___________________

SAAP em ação

Segurança

Saúde

Agenda
03/10/2016: Reunião do Conseg Pinheiros. Auditório da Associação Comercial-Distrital Pinheiros (r. Simão Álvares, 517, Pinheiros), às 19h30
06/10/2016: Reunião do Conselho Participativo Municipal de Pinheiros para discutir os Planos Regionais de Zoneamento. Primeira quinta-feira do mês, às 19h, na Subprefeitura de Pinheiros (av. das Nações Unidas, 7123)
19/10/2016: Reunião Ordinária do Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz (CADES/Pinheiros). Às 16:30, na Subprefeitura de Pinheiros (av. das Nações Unidas, 7123 – Auditório)

 

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s