A proposta de transformação da Praça do Pôr do Sol em Parque Municipal avança

Foto: Remo Alberto Pierri
Foto: Remo Alberto Pierri

 

Em 12/06, o CADES-PI – Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz de Pinheiros aprovou por unanimidade a proposta de transformar a Praça do Pôr do Sol em parque Municipal.

A Praça Coronel Custódio Pinheiros que ficou famosa pelo seu belo pôr do sol com visão da vizinhança arborizada e de horizonte longínquo, sofre com sua popularidade. Nos últimos anos, sua frequência passou de uma praça de bairro, para uma atração turística de São Paulo que atrai pessoas de diversos bairros da cidade. Infelizmente esta frequência se estende pela madrugada, com som alto e consumo de drogas, tornando-a insegura e perturbando o sossego dos moradores do entorno; impossibilitando o seu uso pelos frequentadores e crianças no dia seguinte. Mesmo com a presença da Base Comunitária da PM nos finais de semana, o número de ocorrências registradas é frequente.

No início de 2013, formou-se um grupo de trabalho liderado pela AVISOL – Associação dos Vizinhos da Praça Pôr do Sol, e formado por outras entidades, incluindo a SAAP, e órgãos públicos que discutiram as alternativas para melhorar os serviços de zeladoria e segurança no local.

Após vários encontros, chegaram a proposta de transformar a praça em um parque municipal. Isso faz com que a responsabilidade pelo local passe da Subprefeitura de Pinheiros para a Secretaria do Verde e Meio Ambiente. Hoje a praça, como todas as outras do bairro, recebe apenas a limpeza e serviço de jardinagem aproximadamente a cada 40 dias. Com a transformação em parque, o local terá um melhor padrão de manutenção e vigilância, assim como um administrador, decorrente de um orçamento dedicado e mais generoso. Também faz parte do processo a composição de um Conselho Gestor, com representantes da sociedade civil e órgãos públicos.

Com esta aprovação pelo CADES-PI, do qual o subprefeito de Pinheiros Angelo Filardo é presidente, a proposta será enviada a Secretaria do Verde e Meio Ambiente para apreciação e aprovação, para ser enviada à Câmara para que os vereadores votem e o Prefeito assine o decreto.

7 comentários em “A proposta de transformação da Praça do Pôr do Sol em Parque Municipal avança

  1. Ótima inciativa – obrigado SAAP! Só uma correção pequena à reportagem: o consumo de drogas na Praça não é apenas de madrugada, começa ja no final da tarde. Sendo assim, inviabiliza o uso da praça para crianças não só no dia seguinte, mas o tempo todo. Não dúvido que fazer da Praça um Parque pode melhorar a limpeza do local, mas me parece que consumo normalizado de drogas talvez seja um assunto separado. De todo modo, retomar a Praça do Pôr do Sol me parece uma ótima inciativa – é triste ver os brinquedos refomados (são os mais próximos à minha casa) e saber que não posso levar meu filho brincar sem ir normalizando o uso de drogas.

  2. Por sua popularidade e frequência a Praça necessita uma atenção especial das autoridades. Além de mais recursos para manutenção e segurança a criação do Parque, com a constituição do seu Conselho Gestor, facilitará a harmonização dos interesses dos diferentes públicos frequentadores. A cidade merece mais espaços verdes de qualidade para todos (jovens, crianças, idosos e adultos). Sem dúvida uma boa causa, abraçada pelo CADES-PI. Parabéns aos seus membros.

  3. Que ótima notícia! Com a criação do Parque o local poderá ter uma zeladoria, cuidando e garantindo o uso do espaço com segurança, além de mais recursos para manutenção e melhorias.

  4. , Otima notícia! Espero que esse projeto seja implantado para que tenhamos segurança necessária e sua manutenção assegurada da Praça Por Sol.

    Parabens a todos pela perseverança na condução do assunto.

    Douglas J. Arcuri
    24/06/2014

  5. Isso significa que ela será cercada e que não poderemos mais usá-la a noite, como todos os parques mantidos pela secretaria, certo? Entendo a critica dos vizinhos em alguns aspectos, mas é uma perda enorme por outro lado, inclusive para nós moradores do bairro…

  6. Parabens pela iniciativa, mais temos que fechar cade vez o cerco contra esses maconheiros que não respeitam mais ninguém nem mesmo as crianças.

Deixe seu comentário