Como descartar de forma adequada os restos de jardinagem e podas

Um dos encantos de Alto dos Pinheiros é sua grande quantidade de árvores – nas ruas e praças, e também nas casas. Manter um jardim frondoso embeleza o bairro e as residências, mas traz responsabilidades que, infelizmente, estão sendo deixadas de lado por alguns moradores.

O descarte incorreto de folhas, galhos, raízes e terra – ou seja, do lixo verde – tem sido frequente a ponto de a Subprefeitura de Pinheiros pedir apoio da SAAP para combater o problema.

Amontoar os detritos na calçada atrapalha o trânsito de pedestres, prejudica o solo onde os restos foram largados e ajuda a atrair animais peçonhentos. Além disso, é crime ambiental, sujeito a multa, como prevê a lei municipal 13.478/2002.

Veja o que não pode ser feito:

  • Deixar os dejetos soltos, fora de sacos de lixo em frente da sua casa. O lixeiro não recolhe e a Prefeitura não tem serviço regular para catar esses entulhos;
  • Jogar o lixo verde em canteiros, esquinas ou nas praças. Novamente: a Prefeitura não faz a coleta periódica desse tipo de material;
  • Ensacar os restos de poda e colocá-los em canteiros ou praças. Isso o lixeiro e a Prefeitura também não recolhem.
  • Ensacar o material em grande quantidade e colocar tudo na frente da casa. Isso prejudica a capacidade dos caminhões de lixo, que recolhem até dois sacos.

O que fazer, então?

  • Se a quantidade de lixo for pequena, coloque em sacos (até dois) e deixe na frente de sua casa no dia em que o lixeiro for passar.
  • Se a quantidade for grande, alugue uma caçamba ou contrate um serviço de coleta domiciliar de resíduos. Há várias empresas que prestam esse serviço. Em uma caçamba cabe, em média, o equivalente a 70 a 90 sacos. Os serviços de coleta têm capacidade maior.
  • Outra opção é levar os resíduos para o Ecoponto da Cidade Universitária, localizado na praça Arcipreste Anselmo de Oliveira. Ele foi criado justamente para receber esse tipo de detrito. Funciona de segunda a sábado das 6h às 22h e, aos domingos e feriados, das 6h às 18h. Recolhe o equivalente a 18 sacos.

Adote esses procedimentos – e, fundamental, oriente seu jardineiro sobre o modo correto de descartar o lixo verde. O Alto de Pinheiros ficará mais bonito e mais saudável.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

10 comentários em “Como descartar de forma adequada os restos de jardinagem e podas

  1. Isso não está certo. Já pagamos tantos impostos e a prefeitura ainda não leva podas de árvores.

  2. Oi, tenho uma mangueira ou era . Os bombeiros vieram 11/01/2017 e cortaram a mangueira pois estava morta e etc. Ficaram muitos galhos. O que fazer?

  3. irei remover 2 arvores com autorização da prefeitura onde posso descartar o material

  4. Palhaçada 2 sacos de lixo por casa. É obrigação do lixeiro recolher. Não sou obrigada a ir en ecopontos. Para isso existe o caminhão do lixo. Deixem de palhaçada com o povo prefeitura que paga taxas altíssimas para sustentar a prefeitura.

  5. Usando o creme para o tratamento de articulações Artrovex, o seguinte é possível: Aliviar a síndrome da dor; Remova a inflamação; Livrar-se da infecção; Remova o excesso de fluido do corpo; melhorar a atividade motora; Melhorar a circulação sanguínea; Ative o processo de regeneração. parazity.info Os desenvolvedores da droga fizeram uma aposta na naturalidade e na hipoalergenicidade do remédio, para que o creme pudesse ser usado por todas as categorias de pacientes. 8 Onde comprar ARTROVEX? Comprar Artrovex na farmácia e na Amazon, Aliexpress é impossível, só é possível no site oficial do fabricante, com um desconto de 50% nos seguintes países: Estados Unidos, Turquia, Tailândia, Vietnã, China, Paquistão, Índia, Japão, Áustria, Andorra, Albânia, Bielorrússia, Bélgica , Bulgária, Bósnia e Herzegovina, o Vaticano, Grã-Bretanha, Hungria, Alemanha, Gibraltar, Grécia, Dinamarca, Irlanda, Islândia, Itália, Letónia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia, Malta, Moldávia, Mónaco, Holanda, Noruega, Polônia Portugal, Rússia, Roménia, San Marino, Sérvia e Montenegro, Eslováquia, Slo veniya, Ucrânia, Ilhas Faroe, Finlândia, França, Croácia, Montenegro, República Checa, Suíça, Suécia, Noruega, Estónia.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s