Casos de dengue e prevenção no bairro

SAAP, 30/04/2014

Após nossa enquete levantamos pelo menos 20 casos de dengue no bairro, sendo uma hemorrágica.

A prefeitura foi avisada de cada caso e seus respectivos endereços.

Mas como os mosquitos ficam em nossas casas também, cada um pode e deve fazer a sua parte. Em 10 minutos é possível checar os focos de dengue em casa, alguns geralmente esquecidos ou desconsiderados, como calhas e bromélias, além de vasos sanitários raramente utilizados.

Imprima o cheklist abaixo e peça para os vizinhos fazerem o mesmo:

Cheque semanalmente os locais indicados no desenho, onde o mosquito costuma colocar seus ovos, e marque as ações já realizadas no período. Com apenas 10 minutos semanais você pode afastar o perigo.

d_checklist

 

Mais sobre a dengue no blog da SAAP.

3 comentários em “Casos de dengue e prevenção no bairro

  1. O Dossiê Superinteressante trouxe uma matéria que abordava uma prática preventiva contra a dengue: a homeopatia. Não achei a reportagem online, mas dizia que em Macaé e Rio Preto deu super certo com redução de até 80% dos casos de um mês pra outro. Além disso o frasco do remédio Proden custa R$1,60. .http://www.ecomedicina.com.br/site/conteudo/noticia67.asp

  2. Dois pontos que precisam ser revistos nesse Chen list: A geladeira é o principal criadouro, mas nao as bandejas internas comobpide se depreender pela imagem. A bandeja que é um perigo se encontra na parte detrás sobre o motor ou ao lado e o ideal é colocar detergente e Não cloro ou cândida sob pena de danifica- la.
    .•Para quê continuar incentivando o uso de areia nos pratos das plantas se o correto é retira- los? Nem todos preenchem até a borda e deixam a água acima do nível da areia, e quando ela seca os ovos ficam latentes na areia. Observando que com altas temperaturas o ciclo de evolução diminui.
    Sou agente de vigilância ambiental, e faço experiências. Sou palestrante na área de Educação em saúde ambiental.
    Obrigada.

Deixe seu comentário