Relatório fitossanitário das árvores do bairro

SAAP, março de 2015.

Nos meses de janeiro e fevereiro a SAAP ofereceu a seus sócios uma visita técnica gratuita de um engenheiro agrônomo e/ou biólogo para avaliar o estado fitossanitário das árvores das calçadas.

Foram realizados 22 atendimentos, nos quais 42 árvores foram avaliadas. Todos os casos serão encaminhados para a Subprefeitura de Pinheiros e cobraremos ação rápida da área responsável.

 

Numero de Atendimentos 22
Numero de Arvores vistoriadas 42
– Recomendação de Corte 27
– Recomendação de Poda 6
– Recomendação de tratamento 9
Espécies analisadas
Tipuana 20
Sibipiruna 2
Eucalipto 14
Caesalpinia 5
Cassia Fistula 1

Empresas responsáveis pelas avaliações: Ambconsult Estudos e Projetos Ambientais e ART FLORA Paisagismo.

Destaques de um dos relatórios apresentados:

“No bairro há predominância da espécie Tipuana tipu (Benth.) Kuntze (tipuana). Trata-se de uma espécie ornamental, exótica, originária do norte da Argentina e Bolívia, que foi adotada nos projetos de arborização urbana na década de 1930 pela incorporadora City, que escolheu a espécie pela sua robustez e resistência ao stress urbano, além da questão estética (grande quantidade de flores amarelas). São ainda encontrados em algumas praças do bairro, espécimes de Eucalyptus cf. robusta (eucalipto-robusta).
Uma quantidade significativa de tipuanas (79%) está plantada em canteiros inadequados dos passeios públicos, em áreas inferiores a três metros quadrados (inadequado para uma espécie cuja altura média na cidade é de 12 a 14m, podendo alcançar 40m) e 57% encontram-se em vias de tráfego intenso. As copas estão em contato com os fios da rede elétrica, irregularidade que pode causar danos aos moradores locais e transeuntes, caso haja rompimento de algum fio devido ao movimento ou queda de algum galho. A tipuana é uma espécie robusta, mas está em estado crítico em relação aos cupins e fungos apodrecedores (Brazolin, 2009).”

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 

 

 

4 comentários em “Relatório fitossanitário das árvores do bairro

  1. Há um “terrorismo” em relação as nossas Tipuanas, elas sao muito resistentes, constantementes agredidas com podas mutiladoras, solicitacoes de corte de moradores q nao gostam de arvores, nunca sao tratadas, sendo que podem resistir por decenios, se minimamente respeitadas. É a mais bela arvore da cidade, que se aclimatou muito bem em Sao Paulo. Alem de tudo sao vitimas de um ridoculo ” nacionalismo arboreo” que vigora entre ignorantes da natureza atualmente. E que como todo nacionalismo, é um retrocesso. Vamos defender, cuidar e salvar nossas tipuanas.

Deixe seu comentário