Mapeamento identifica 67 espécies de árvores na praça Vicentina de Carvalho

vicentina

Bastam alguns passos por Alto dos Pinheiros para perceber uma de suas notáveis características: a arborização. De fato, o distrito está entre as regiões que mais concentram áreas verdes em São Paulo. Como uma das melhores formas de preservar é conhecer, a SAAP fez, em 2013, um mapeamento das árvores da praça Província de Saitama. Depois, foi a vez da praça Vicentina de Carvalho, que apresentou um número ainda maior de espécies.

“A Vicentina de Carvalho tem várias árvores em comum com a Província de Saitama, mas também encontramos algumas novidades por lá”, diz o biólogo e professor do Instituto de Biociências da USP José Rubens Pirani, que contou com a ajuda de grupos de estudantes nos dois trabalhos.

O levantamento feito pelo biólogo – que já havia realizado iniciativas semelhantes em bairros como Itaim Bibi e Vila Madalena- catalogou 67 espécies diferentes de árvores na Vicentina de Carvalho. Na Província de Saitama, foram 43. Em comum, as duas têm 25.

Captura de Tela 2016-03-09 às 12.48.45

Pirani também fez um mapa com a localização de todas as espécies da Vicentina de Carvalho catalogadas ao longo dos trabalhos. Na avaliação do professor, “o mapeamento e a identificação pública fazem com que as pessoas prestem mais atenção à conservação do verde e tenham uma postura mais cidadã sobre o que está à sua volta”.

Diante da experiência bem-sucedida nas duas praças, a SAAP tem planos de levar o projeto para outras áreas verdes de Alto dos Pinheiros. Os locais que terão as árvores mapeadas ainda serão definidos.

 

Anúncios

7 comentários em “Mapeamento identifica 67 espécies de árvores na praça Vicentina de Carvalho

  1. Boa tarde! Existe algum modo de obter a listagem das espécies de árvores da Praça Vicentina de Carvalho? O mapa disponibilizado só mostra a localização e a numeração das árvores. Obrigado!

  2. Olá Sergio! O mapa do post é apenas ilustrativo do trabalho que foi feito, como um convite para as pessoas participarem do nosso projeto. Se quiser conhecê-lo, teremos todo o prazer em te receber na SAAP. Escreva um e-mail para o saap@saap.org.br para agendarmos. Obrigada pelo contato e interesse.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s