Blocos vão participar da limpeza das ruas após desfiles no Carnaval, diz prefeito de Pinheiros

A Prefeitura Regional de Pinheiros adotou a estratégia de reforçar o diálogo com os blocos que vão desfilar durante o Carnaval na região — um dos mais procurados de São Paulo. Entre as novidades está a participação voluntária de agremiações na limpeza das ruas após os desfiles.

Nesta parte da entrevista ao blog da SAAP, o novo prefeito regional Paulo Mathias fala do planejamento para os dias de folia deste ano e comenta sobre as ações de combate à proliferação de mosquitos na área, que vem sofrendo com a infestação desses insetos no atual verão.

Confira trechos da entrevista.

SAAP — Como está o planejamento em relação ao Carnaval?

Paulo Mathias  — Aqui em Pinheiros, a gente tem adotado um procedimento de diálogo constante com os blocos. Algumas novidades são a participação dos blocos na organização, a voluntariedade deles em nos ajudar no processo de limpeza do pós-desfile e uma maior articulação com os moradores e com os blocos com o objetivo de fazer um Carnaval bonito e alegre em São Paulo.

Mas há um processo de descentralização do Carnaval?

Tiramos alguns grandes blocos da região de Pinheiros, como o do Carlinhos Brown e o da Daniela Mercury. Não permitimos. Colocar em outro lugar é uma decisão do prefeito, mas, aqui em Pinheiros, não.

Que tipo de ações a Prefeitura Regional de Pinheiros está planejando para conter a infestação de mosquitos?

Recebemos um abaixo-assinado com 10 mil assinaturas pedindo ajuda em relação aos mosquitos. Seis dias depois, eu e o secretário da Saúde, Wilson Pollara, estávamos numa barcaça dentro do rio Pinheiros, colocando larvicida em toda a margem do rio. Acho que já surtiu efeito. Pelo menos aqui na região próxima à prefeitura de Pinheiros, já melhorou. Óbvio que é um processo. A próxima etapa é partir para córregos e cemitérios, que também têm proliferação grande de mosquitos.

Vocês estão pensando em alguma campanha para incentivar a população a combater a proliferação do mosquito?

O prefeito João Doria vai soltar em breve uma campanha em relação a isso.

Como vocês pretendem lidar com a questão dos moradores de rua de Alto dos Pinheiros?

A secretária Soninha [Francine] tem um canal direto conosco. Encaminhamos todos os moradores de rua para que procuram vagas em abrigos. Dessa forma, podem ser melhor atendidos. Mas não temos poder para retirá-los das ruas. Quem faz toda essa articulação é a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social.

Vocês fizeram um convite para uma ação do Cidade Linda na Faria Lima no dia 28. É algo pontual ou vai acontecer mais vezes?

Nesse caso específico, foi uma demanda dos moradores dos Jardins, que queriam fazer uma faxina na Faria Lima, no trecho entre o Largo da Batata e a Juscelino Kubitschek. Nós recrutamos quase 200 voluntários. São as pessoas se conscientizando que, para deixar a cidade limpa, elas precisam participar. Estamos pensando em fazer algo semelhante na região da Praça Panamericana.

 

 

 

 

 

 

Anúncios

2 comentários em “Blocos vão participar da limpeza das ruas após desfiles no Carnaval, diz prefeito de Pinheiros

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s